segunda-feira, 19 de março de 2018

PROBLEMAS - FRAÇÕES 6º ANO

1) Determine 1/3 de R$ 1200,00


2) Numa caixa existem 60 bombons. Calcule 2/5 desses bombons.


3) O comprimento de uma peça de tecido é de 42 metros. Quanto mede 3/7 dessa peça?


4) Um automóvel percorreu 2/5 de uma estrada de 600 km. Quantos quilômetros o automóvel percorreu?


5) Numa viagem de 72 km, já foram percorridos 1/4 . Quantos quilômetros já foram percorridos?


6) Um livro tem 240 páginas. Você estudou 3/6 do livro. Quantas páginas você estudou?


7) De um total de 240 pessoas, 3/8 não gosta de futebol. Quantas pessoas gostam de futebol?


8) Eu fiz uma viagem de 700 km. Os 2/7 do percurso foram feitos de automóvel e o restante de ônibus. Que distância eu percorri de ônibus?


9) Numa prova de 40 questões um aluno errou 1/4 da prova. Quantas questões ele acertou?


10) Numa classe de 45 alunos, 2/5 são meninas. Quantos meninos há nessa classe?


11) Eu tenho 60 fichas, meu irmão tem 1/4 dessa quantidade. Quantas fichas tem o meu irmão ?


12) Se 1/3 dos 42 alunos de uma sala usam óculos, calcule o número de alunos que não usam óculos.


13) Em um colégio há 1240 alunos. Em um certo dia, 3/8 dos alunos foi ao teatro. Qual o número de alunos que foram ao teatro? Quantos alunos ficaram na escola?


14) Um automóvel tem um tanque com capacidade para 64 litros de gasolina. O ponteiro do marcador de combustível está indicando 2/4 do tanque. Quantos litros de gasolina há no tanque? Quantos litros faltam para completar o tanque?


15) A distância entre duas cidades é de 540 km. Um carro já percorreu 4/9 dessa distância. Quantos quilômetros o carro já percorreu? Quantos quilômetros ainda faltam para chegar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Potenciação e Radiciação de Números Racionais

  Potenciação Potenciação é a operação matemática utilizada para escrever de forma resumida números muito grandes, onde é feita a multiplica...